História

logorefcastPara conhecermos a história da RefCast temos de regressar a 7 de dezembro de 2008, data de realização de uma reunião na qual participaram o Prof. Doutor José Gomes Laranjo (UTAD), o Eng. José Martino (Espaço Visual) e o Eng. António Borges (Arborea).

Esta reunião tinha como objetivo iniciar a preparação de uma proposta de trabalho visando aumentar a produção de castanha na DOP da Terra Fria. Esta proposta deveria posteriormente ser submetida a financiamento do ProDer (Programa de Desenvolvimento Regional).

Esta proposta de investimento, rapidamente começou a gerar interesse por parte de representantes de outras regiões. Assim durante o ano de 2009, a proposta passou a integrar investimentos na fileira da castanha da DOP da Padrela, DOP dos Soutos da Lapa, da região do Minho e finalmente da DOP de Marvão/Portalegre. Este plano de investimento, considerado um verdadeiro “livro branco” do setor da castanha em Portugal, tornou-se num grande projeto de fileira, tendo sido designado de “Reforço da Cultura do Castanheiro em Portugal”, assumindo o acrónimo de RefCast. Era constituído por um consórcio com 26 parceiros.

Apesar dos esforços desenvolvidos visando a obtenção de um apoio financeiro para a implementação da proposta, ou de parte dela, a mesma não avançou como tal.

Entretanto em 20 de novembro de 2010, o consórcio resolveu dar mais um passo na sua constituição, tendo-se constituído como Rede de Cooperação da Castanha Portuguesa, mantendo o acrónimo de RefCast. O contrato de parceria foi assinado por 28 parceiros em 16 de junho 2011, no decorrer da sessão de abertura do II Encontro Europeu da Castanha, realizado na Escola Superior Agrária de Bragança.

Finalmente em assembleia de parceiros realizada a 5 de dezembro 2012, foi decidida a constituição da Associação Portuguesa da Castanha, tendo-se mantido o mesmo acrónimo. A escritura da Associação foi feita em sessão pública realizada na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro a 26 de fevereiro 2013, tendo participado 34 associados fundadores.

E assim se resume a história de constituição desta Associação, uma história feita de vontade, motivação e espontaneidade de todos quantos apreciam e sentem necessidade de discutir os assuntos da castanha em grupo.

 

Screen Shot 2014-06-12 at 00.03.01

Vespa do Castanheiro

EUROCHESTNUT PORTUGAL

Livro Castanheiros

RESERVE JÁ O SEU LIVRO